Aroeira

Olá, eu sou Danilo Aroeira (de novo)

Não que isso tenha qualquer importância, mas volto hoje a usar única e exclusivamente o meu nome de batismo.

Desde 2013 o pseudônimo Dan Arrows me acompanha em minha carreira de quadrinhista. Ele nasceu junto com o projeto Samurai Boy, que desde o início era (e é, e jamais deixará de ser) publicado em inglês e português. A intenção era facilitar o reconhecimento do meu nome por aqueles leitores que não falam o português como língua nativa. Mas, como efeito colateral imediato, acabei criando uma dificuldade justamente para os leitores brasileiros e portugueses pra se identificarem comigo e com o meu nome, a ponto de encontrar comigo nos eventos e perguntar como é a pronúncia correta…

O outro motivo é que já existem artistas na minha família e alguns deles são (bem) mais famosos do que eu. Aliás, são famosos de verdade. E eu me sentia muito incomodado com a remota possibilidade de atrair leitores ou seguidores ‘por engano’ por causa do meu nome e dos méritos destes artistas que compartilham o meu Aroeira. Hoje sei que isso é uma bobagem e que o trabalho deles é mais do que relevante a ponto das pessoas saberem muito bem quem são. E que, usando este nome ou qualquer outro, qualquer eventual sucesso ou fracasso que eu obtiver é de responsabilidade exclusivamente minha (claro que os meus ‘sucessos’ são frutos de muitos outros fatores, inclusive da ajuda de familiares, amigos e profissionais que me cercam, mas acho que vocês entenderam o que eu quis dizer). Sem falar que, pelo que eu descobri depois, tem bem mais “Dan Arrows” do que “Danilo Aroeira” nesse mundo…

Acontece que, na real, eu NUNCA me senti 100% confortável em usar esse nome que não é meu. Quando me apresentava para as pessoas como Dan Arrows, de alguma forma sentia que estivesse falando de outro cara. Para mim, sempre foi estranho.

Para alguns de vocês que só me conhecem por este nome, pode ser um pouco esquisito mudar agora. E, se for o seu caso em particular, peço desculpas a você por ter causado essa inconveniência. Mas peço que, se for possível, tente pensar em mim de hoje em diante como Danilo Aroeira.

Alguns de vocês já me conhecem por este nome e, mesmo sabendo dessa duplicidade Dan/Danilo, não tardarão a se (re)familiarizar com isso.

E é claro que continuarei atendendo por Dan e Dan Arrows. Até por Daniel, se você quiser me chamar assim, eu vou atender. (É sério, tem muita gente que acha que este é o meu nome…)

Quem tem algum exemplar de qualquer livro meu com “Dan Arrows”: continua legítimo e continua sendo meu. Mas, deste momento em diante, todo título que tiver a minha participação listará Danilo Aroeira. Eventuais reedições e reimpressões, idem.

Enfim, não há nenhum motivo especial para essa “mudança”. Na verdade, já tem um bom tempo que eu gostaria de ter feito isso. Talvez eu precise fazer um “rebranding” por enquanto, mas tudo bem. Como eu não sou nenhum super star nem nada, isso só vai afetar as poucas pessoas que me conhecem pessoalmente e aos leitores do Samurai Boy que, por algum acaso, se importam em saber quem está nos bastidores. Não imagino que seja a maioria deles.

Em outras palavras, é uma mudança de mim para mim. E, mais do que nunca, os tempos exigem que cuidemos mais uns dos outros, mas também de nós mesmos.

É importante deixar claro, também, que nenhum dos meus trabalhos de quadrinhos será afetado: após essa pequena pausa e de algumas reformas que estavam pendentes, o Samurai Boy voltará a ter atualizações regulares e Alynna vol.2 segue dentro do cronograma para ser lançada em 2020. Se você me acompanha por estes motivos, exceto pelo nome que eu vou usar a partir de hoje (e para sempre), tudo continuará igual na nossa relação.

Quem me segue nas redes sociais continuará seguindo normalmente. Se notar alguma diferença, será apenas no que virá escrito em cada arroba.

Obrigado por ter lido até aqui e, mais uma vez, desculpe a inconveniência.

Seguem os meus perfis atualizados. E para quem ainda não me segue nas redes sociais, fica aí o convite:

Instagram: @daniloaroeira
Twitter: @daniloaroeira
Facebook: /daniloaroeira
YouTube: /DaniloAroeira

E, claro, as redes do Samurai Boy permanecem as mesmas:

Instagram: @thesamuraiboy
Twitter: @thesamuraiboy
Facebook: /thesamuraiboy

 

P.S.: uma leitura que me ajudou muito a tomar essa decisão em definitivo foi o artigo “What It’s Like to Give Up Your Pen Name“, do Joe Pregadio. Quem tiver interesse, segue o link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.