Em 2022, a ascensão de plataformas de inteligência artificial generativa atingiu seu pico. Em meio à discussão, a preocupação por …

Olá! Eu sou Danilo Aroeira, autor do Samurai Boy, Diretor de Arte, Ilustrador e Quadrinhista. Bem-vindo ao meu portfolio. / Hi, I am Danilo Aroeira, author of the Samurai Boy, Art Director, Illustrator and Comic Book artist. Welcome to my portfolio.
Em 2022, a ascensão de plataformas de inteligência artificial generativa atingiu seu pico. Em meio à discussão, a preocupação por …
Pintura digital para ilustração de sátira política que critica o ex-candidato e ex-presidente, publicada em ocasião das eleições presidenciais brasileiras …
Cliente: Rádio Itatiaia Em comemoração ao título brasileiro do Clube Atlético Mineiro de 2021, a Rádio Itatiaia realizou uma ação …
Desde a retomada das aulas (ainda remotas) no início de agosto eu tenho desenhado cada vez menos. Após emendar um projeto no outro – “As aventuras de Letícia” e depois “Mandinga”, tenho um Samurai Boy para fechar e quase não consigo colocar a mão.
Tenho ideias para cursos, aulas, vídeos, outros projetos, novas HQs, em novos formatos. Mas o dia-a-dia de professor me impede de levá-los a termo neste momento.
Eu sei que é temporário. Mas tenho sentido a mão literalmente coçar. Me pego solfejando traços no ar (ou na mente) com uma frequência enorme. Fico imaginando como resolver graficamente essa ou aquela forma, cor, linha, representação. E, por mais que seja frustrante não poder pegar em papel e lápis (ou caneta e tela) para colocar em prática, é também excitante tomar consciência desses processos mentais.
Três semanas de, no máximo, alguns retoques em uma página ou outra (mais para satisfazer minha abstinência do que por necessidade técnica da composição). E de criar cenas inteiras na cabeça de uma HQ que jamais verá a luz do dia.
Três semanas de mão coçando, sentindo a falta da caneta como se fosse um membro fantasma que se foi, amputado pelo calendário letivo.
E olhe que eu amo dar aulas.
Mas são três semanas sem um dia sequer com três horas consecutivas disponíveis para rabiscar.
Três semanas de saudade.
Saudade de desenhar.
Luna é uma mulher bonita e confiante que esconde um segredo – ela é a lenda Cotaluna, uma sereia demoníaca que seduz e leva suas vítimas para o oceano para devorar.
Por engano, ela comete o pecado de assassinar uma outra lenda e com isso provoca o deus Tupã, que pode colocar um maldição sobre a Terra.
Cotaluna precisará recorrer a outras lendas, como a mula, o saci e a rasga-mortalhas para ajudá-la a fazer uma mandinga para apaziguar a ira de Tupã.
HQ finalista do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2022 e indicada ao HQMIX 2022 como melhor roteiro nacional.
Um brinquedo novo aparece na escola em que o Samurai Boy e seus amigos estudam. Logo no primeiro dia de aula, Hiko percebe que o comportamento das crianças começa a ficar estranho quando estão próximas ao boneco “Capitão Comando”, trazido por Polegada – que está mais esquisito do que nunca! Em meio a todo este mistério, o perigo de um incêndio na mata próxima à vila Manimame ameaça aos animais e a segurança dos alunos. Qual a relação entre o incêndio e o misterioso boneco? Será que Hiko e seus amigos conseguirão conter o fogo e salvar a todos? Confira nessa divertida aventura!
Revista do Samurai Boy lançada na CCXP Worlds 2020. É um one-shot com uma história fechada, 100% inédita, com roteiro e arte de Dan Aroeira.
Série de ilustração em homenagem a diversos quadrinhos brasileiros. Diversos artistas fizeram suas releituras das obras uns dos outros e …
Não que isso tenha qualquer importância, mas volto hoje a usar única e exclusivamente o meu nome de batismo. Desde …
Leticia acompanha seus pais em uma viagem para uma ilha e acaba descobrindo que algo muito errado está acontecendo: as lindas …
Roteiro: Laís Menini
Arte: Dan Aroeira (Dan Arrows)
Alynna Galic é uma repórter que cobre notícias da rotina da cidade enquanto espera a chance de poder fazer uma grande e importante reportagem. Quando parte para a cobertura de um acidente aparentemente normal, evidências apontam para um jovem deputado em ascensão.
O que nem todos sabem é que, além da curiosidade infinita e a ousadia de perguntar sem medo sobre o que quer ouvir, Alynna também conta com um poder peculiar: ela consegue enxergar os pensamentos da pessoa que toca. Como fazer para que o dom não se transforme em uma maldição?
Mangá lançado em 2019 durante a CCXP.
Continue reading “Algumas reflexões sobre o mercado brasileiro de quadrinhos”
Juntos a gente consegue tudo, né linda? Até ser elegante no clichê. Por exemplo, o de parafrasear letras de músicas. …
Qual é a operadora de celular de um Sayajin? Qual o anime favorito da Pablo Vittar? Qual era o lema dos três mosqueteiros de Namekusei? O que é um pontinho azul em Namekuzei? Qual personagem fuma um cigarrinho do capeta? E qual personagem é adorado pelos garçons? As respostas para todas estas perguntas (e muitas outras!) estão nesta divertida paródia de humor, com trocadilhos super engraçados dos personagens do universo Dragon Ball em situações totalmente inusitadas.
Neste projeto, além das ilustrações satíricas dos consagrados personagens em estilo “chibi“, fui responsável pela diagramação, editoração e todo o projeto gráfico do livro.
Escrito por Wendel Bezerra (dublador do Goku) e ilustrado por Dan Aroeira, criador do Samurai Boy (a.k.a. Dan Arrows), o livro foi lançado na CCXP2018 e fez grande sucesso entre os fãs.
TEXTO: Wendel Bezerra
ILUSTRAÇÕES: Dan Aroeira (Dan Arrows)
REVISÃO ORTOGRÁFICA: Laís Lima Menini
PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO: Add Art Studio
O mistério do desaparecimento dos javalis da tribo Manimame recai sobre o pequeno samurai e seu fiel companheiro Kitty Pintadinho! Será Hiko capaz de solucionar o mistério e recuperar o apreço dos índios Manimame e de sua amiga Xalua?
Revista do Samurai Boy lançada na CCXP 2018. É um one-shot com uma história fechada, 100% inédita, com roteiro e arte de Dan Aroeira (Dan Arrows), lançada durante a CCXP 2018.
A revista está à venda na loja online do Samurai Boy e pode ser adquirida aqui.
Ao chegar ao esconderijo de seu oponente, o Samurai Boy se depara com perigos e armadilhas inimagináveis antes de finalmente descobrir a identidade de seu misterioso adversário.
Para salvar seus amigos Zumbi e Xalua, Hiko passa por um rigoroso treinamento com seu pai afim de aprender as técnicas que o ajudarão a superar seus próprios limites e descobrir seu poder interior.
Ao longo do caminho, o pequeno samurai se conecta com seu passado e descobre que a Espada Celestial pode conter as respostas que ele tanto procura.
Terceira revista do Samurai Boy, lançada na CCXP 2016.
Continua de onde parou a edição passada, com uma história nova e páginas inéditas que não haviam sido publicadas na versão digital da webcomic até então.
A revista está à venda na loja online do Samurai Boy e pode ser adquirida aqui.
Hiko é o filho de um samurai que veio parar em uma terra distante de seu país de origem. Em meio a uma nova cultura, ele aprende com seu pai sobre suas tradições e o caminho da espada.
A paz e a tranquilidade não duram muito. Após recuperar sua espada de bambu, Hiko vê seu caminho ser cruzado por um poderoso oponente e deve embarcar em uma aventura para salvar seus amigos.
Segunda revista do Samurai Boy, lançada na CCXP 2015, é uma compilação das tirinhas que iniciam um novo arco da webcomic, seguidas de histórias contínuas.
Roteiro e Arte: Dan Aroeira (Dan Arrows).
Filho único de um grande guerreiro, Hiko é o Samurai Boy – um jovem aprendiz que deve dominar as artes e tradições ancestrais ao mesmo tempo que tenta conviver com seus novos amigos em uma nova cultura.
Ao chegar em um país distante de sua terra natal, o pai de Hiko precisa criá-lo com seus valores e crenças. Conheça Kitty Pintadinho, o capoeirista Zumbi e a indiazinha Xalua nesta edição com muito humor, diversão e valiosas lições para crianças de todas as idades.
Primeira revista do Samurai Boy, lançada na CCXP 2014, é uma compilação das tirinhas do primeiro ano da webcomic.
Roteiro e arte: Dan Aroeira (Dan Arrows)
Ilustração e projeto gráfico para convite de casamento de Lais e Danilo. Todas as peças foram produzidas como se o …
Por sugestão do amigo Gabriel, decidi traduzir esse infográfico massa. A mensagem é positiva, inclusiva e faz bem para a saúde da mente e do coração.
Moleque é um menino de rua de dez anos que vive atrás de comida e é sempre ridicularizado pelo jovem Fred. Um dia Moleque conhece Soneca, um velho vendedor de churros.
Ao ver o garoto andando descalço, Soneca resolve dar um par de botas de presente para ele. Mas, para isso, o menino precisa ir até a vila onde o vendedor mora. E é nessa vila que Moleque conhece Fran, a espevitada filha de Soneca, a Dona Flora, além da atenciosa e disciplinada vizinha e um simpático carteiro.
Moleque, Fran e Fred são agora amigos e vizinhos na vila. Mas uma moradora está prestes a revelar um grande segredo, colocando em perigo a vida das crianças e dos adultos. O desafio agora é superar os próprios medos, diante de uma ameaça crescente dentro da vila onde moram: o surgimento de uma poderosa bruxa, capaz de enfeitiçar todos os moradores do local.
HQ inspirada no seriado Chaves, lançada na CCXP 2017.
Roteiro: Marcos Pena
Arte: Dan Aroeira (Dan Arrows)
Inspirado no seriado Chaves, Moleque: A Casa da Bruxa transporta os personagens da nossa infância para o Brasil, passando-se em uma vila de Belo Horizonte.
Em 2015, o cineasta mineiro Marcos Pena deu vida aos personagens no curta Moleque. É ele quem assina o roteiro da HQ.
A HQ A Casa da Bruxa é a continuação do filme. Sua publicação foi financiada com sucesso através do Catarse. A revista foi lançada em Novembro de 2017, tendo sido bem recebida pelo público e pela crítica.
ROTEIRO: Marcos Pena
LÁPIS e ARTE-FINAL: Dan Arrows (Dan Aroeira)
CORES: Dan Arrows (p. 1-7; 16; 18-19; 37-44), Larissa Clementoni (p. 17; 20-36) e Henrique Prates (p. 08-15).
REVISÃO DE CORES/EFEITOS: Dan Arrows
REVISÃO ORTOGRÁFICA: Tatiana Alves
PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO: Add Art Studio
Lorena é uma margarida que, surpreendentemente, floresceu em uma floresta tropical. Ela é amada pelos amigos da floresta: outras flores, plantas e animais que vem de muito longe para ouvir suas histórias.
Ao ser acometida pelo “vento forte do sul”, Lorena começa a perder suas pétalas . Ela precisa reencontrar a força para buscar seus sonhos e vencer este terrível mal.
O prefácio do livro foi gentilmente assinado pelo lendário criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.
Livro infanto-juvenil, escrito pela Dra. Raquel Vilela e ilustrado por mim em estilo mangá. A história é inspirada na Lorena, estrela do Careca TV.
Neste projeto, além das ilustrações pintadas digitalmente e realizadas em estilo mangá/anime, fui responsável pela diagramação, editoração e todo o projeto gráfico do livro.
Embora o câncer e a finitude da vida sejam temas tão duros, as palavras da Dra. Raquel colocaram leveza neste assunto tão complexo. A história é uma narrativa de superação, com uma mensagem positiva de perseverança e sobre a importância de seguir em frente e valorizar aqueles que amamos.
O livro foi lançado em 2016. Toda a renda proveniente das vendas é revertida para a família da Lorena, que ainda precisa arcar com sua recuperação, e também em recursos para o tratamento de câncer infantil em hospitais de Jaú-SP, Baurú-SP e ao Hospital da Baleia.
A verdadeira Lorena venceu o seu “vento forte do sul” e está viva e bem. Na verdade, cada dia melhor. Ela continua a brilhar e a inspirar a todos nós.
Eu sempre disse que, se um dia fosse pedir a Laís em casamento, só haveria uma pessoa para ouvir o pedido: ela.
Contudo, acabei preparando uma ocasião de cinema (literalmente), com plateia e tudo.
No último dia 24 de Julho, um domingo friozinho de inverno (mas, ainda assim, com um solzinho agradável), convidei minha namorada para ir ao cinema. O que ela não imaginava é que o filme seria sobre nós (palavras dela).
Ao final do trailer acima, teve início o filme que rodará até o fim de nossas vidas. Continue reading “Como pedi minha namorada em casamento”
Happy Star Wars Day, everyone!
And may the force be with you !
Antes mesmo de dar “bom dia” para a minha amada, já acordei no último dia 24 de março dizendo: “É …
Cliente: Hospital da Baleia
Uma família de golfinhos viaja pelos oceanos para encontrar a cura para o jovem golfinho João. Eles devem usar uma bússola mágica de amor para encontrar o Hospital da Baleia, onde João procurará tratamento para sua doença. Dentro do Hospital da Baleia, João é nutrido com o melhor remédio que poderia esperar: o amor de sua mãe. História de Raquel Vilela e arte de minha autoria.
O prefácio do livro foi gentilmente assinado pelo lendário criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.
Lançado em 2015, o livro foi um sucesso. Se encontra à venda em todo o estado de Minas Gerais e toda a receita é revertida em doação para o tratamento de pacientes de câncer do Hospital da Baleia.
Neste projeto, além das ilustrações pintadas digitalmente, fui responsável pela diagramação, editoração e todo o projeto gráfico do livro.
A intenção é trabalhar com um traço descontraído, com expressões faciais reforçadas para dar bastante ênfase ao caráter humano dos personagens. Ao mesmo tempo, com um acabamento um pouco mais realista.
Oficina de ilustração digital ministrada no Uni-BH durante o evento Ampliar. Falo sobre técnicas diversas de composição e iluminação, materiais …
Ilustração e projeto gráfico para convite de casamento de Débora e Bruno.
Pintura digital + direção de arte.
Samurai Boy é uma web comic sobre Hiko, o filho único de um grande guerreiro Samurai.
Ao chegar em um país distante de sua terra natal, o pai de Hiko – Hajime Koikojima – deve criá-lo com seus valores e crenças, mesmo que em meio a uma nova cultura. Enquanto isso, até mesmo um garoto tem desafios e inimigos a enfrentar.
Cliente: TWM (Chá de Conteúdo)
A TWM é uma agência de de comunicação digital, especializada em marketing e produção de conteúdo, gerenciamento e monitoramento de redes sociais.